O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou, neste sábado, que o número de mortes por coronavírus no estado subiu de 9 para 15. O estado também tem 34 pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência da Covid-19 e 9 mil possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus Sars-CoV-2. Com o anúncio, o número de mortes pelo coronavírus no Brasil passa a ser de 18 vítimas.
Na sexta à noite, a prefeitura de Petrópolis, no Rio de Janeiro, anunciou a primeira morte por coronavírus na cidade, a terceira no estado. As duas primeiras mortes pela doença aconteceram nas cidades de Miguel Pereira e Niterói.
A vítima de Petrópolis é um homem de 65 anos, que estava internado em hospital privado desde que retornou de viagem ao Egito. Sua esposa, que ainda aguarda resultado do teste, está internada em UTI. O paciente havia entrado na lista de casos confirmados durante a tarde.
Voluntários fazem compras para quem não deve sair de casa em função do coronavírus
Em nota, o governo do Rio de Janeiro diz ter registrado, até a manhã deste sábado 110 casos confirmados, a maior parte - 89 - no município do Rio.
Na sexta, o Ministério da Saúde divulgou que existe um total de 904 casos confirmados em todo o país.
TRANSMISSÃO SUSTENTADA
Em portaria divulgada na sexta, o Ministério da Saúde afirmou que todo o país tem a transmissão sustentada da doença, que acontece quando não é possível identificar a origem do vírus.
A pasta alterou o protocolo e afirma que todos os casos de gripe devem ser tratados pelo sistema de saúde como se fossem casos de Covid-19. As determinações incluem o isolamento de 14 dias da pessoa e de seus familiares.
Os médicos deverão fornecer atestados de saúde para afastamento tanto para os pacientes quanto para os familiares para que todos possam se isolar.